20 de Setembro – Dia Internacional da Limpeza de Praia

A organização não governamental (ONG) norte-americana The Ocean Conservancy promove em todo o planeta, desde 1986, o Dia Mundial de Limpeza de Praias.

O que acontece?
Durante o evento, que costuma acontecer no terceiro fim de semana de setembro, todos os anos, inúmeros voluntários por todo o mundo vão até às praias (rios e lagos também) e doam seu tempo e trabalho coletando todo tipo de lixo encontrado nas areias.
Seja lixo jogado diretamente pelos seres humanos naquele local, seja o lixo trazido pelo mar, que também chegou até lá devido a irresponsabilidade dos seres humanos, pois sujam os rios que desaguam nos mares ou despejam, por meio de navios, toneladas de lixo no mar e por aí vai.

Como acontece?
Os voluntários anotam as quantidades recolhidas de cada tipo de lixo sólido que encontram e essas informações são utilizados pela ONG The Ocean Conservancy para atualizar as estatísticas do estado de poluição dos oceanos no planeta Terra.
Cada vez mais voluntários pelo Brasil e pelo mundo aderem ao evento! Hoje, são mais de 25 instituições brasileiras participantes.
É claro que o melhor mesmo seria que nós, seres humanos, não sujássemos as ruas, os rios, as praias, os mares, mas já que ainda não aprendemos a nos comportar de uma forma consciente para com o ambiente, pelo menos ajudar a limpar um pouco desta sujeira toda é nossa obrigação! Vocês não acham?

Fontes:
http://www.torres.rs.gov.br/index.php/secretaria-de-meio-ambiente/73-secretarias-e-orgaos/secretaria-do-meio-ambiente-e-urbanismo/2112-dia-mundial-de-limpeza-de-rios-e-praias-sera-celebrado-em-torres
http://www.praiaseca.com.br/ambiente/cleanday/apresent.htm

Posted on 21 de September de 2016 in Sem categoria

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top