3 de março – Dia Mundial Da Vida Selvagem

Nosso Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior diversidade de espécies no mundo, espalhadas nos seis biomas terrestres e nos três grandes ecossistemas marinhos (recifes, praias e manguezais). São mais de 116.000 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas no país. Toda esta riqueza encontra-se nos diferentes biomas como a floresta amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado, com suas savanas e bosques; a Caatinga, composta por florestas semiáridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos. Esta abundante variedade de vida abriga mais de 20% do total de espécies do planeta!
 
Neste dia queremos celebrar nossa biodiversidade, mas sem esquecer que as Listas Nacionais Oficiais de Espécies Ameaçadas de extinção mostram que 1.173 espécies da fauna e 2.113 da flora correm o risco de desaparecer por diversas causas, entre elas estão: o desmatamento, caça e comércio ilegal, atropelamento em estradas e a poluição.
 
O CECA compartilha estas informações para refletirmos sobre quão rico é o nosso patrimônio natural e o quanto precisamos conservá-lo e preservá-lo.
 
Sites consultados:
http://www.mma.gov.br/biodiversidade
http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/7711-pais-alerta-para-conservacao-da-vida-selvagem.html

Posted on 3 de March de 2016 in Sem categoria

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top